AJUDEMU - Quem somos

A AJUDEMU – Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Murrupula foi criada no dia 23 de julho de 2007, no Distrito de Murrupula, Província de Nampula, em Moçambique/ África, com sede na Vila do Distrito, Bairro Campo-1, publicada no Boletim da República de Moçambique aos 6 de fevereiro de 2008, III Série-numero 6, registrada definitivamente no dia 14 de Fevereiro de 2014, com o número único da entidade legal: 100265966 na conservatória de entidades legais de Nampula.

 

Somos uma entidade de referência ao nível de solidariedade, criatividade e inovação. Promovemos políticas de combate à pobreza, prestando serviços de qualidade a todas as comunidades que compõem grupo-alvo. AJUDEMU dá prioridade absoluta aos Jovens.

MISSÃO

Promover políticas de combate à pobreza, buscando o desenvolvimento humano local por meio de advocacia, saúde, educação e assistência social, com prestação de serviços de qualidade às comunidades da Província de Nampula.

 

VISÃO 

Tornar-se a principal referência de associação de solidariedade no desenvolvimento comunitário da província de Nampula.

 

VALORES

Educação: A educação voltada ao saber fazer é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade. Aprender a fazer algo prático para o sustento das suas famílias e estratégias de redução de desemprego na camada jovem, especialmente às mulheres, é fundamental para poder responder ao novo mundo das tecnologias, da globalização e da comunicação como mecanismos de combate à pobreza rural.

 

Solidariedade: Desenvolver o espírito solidário, que de algum modo envolve a partilha (partilha de saberes, conhecimentos e também de bens materiais), um valor fundamental que ajuda os que têm mais a partilhar com os que têm menos.

 

Igualdade: Igualdade de gênero e de oportunidades entre todas as pessoas. Todos devem ter acesso ao emprego e a uma vida digna e justa. Por isso, AJUDEMU promove a igualdade entre a população, independentemente do estado, raça, religião ou etnia.

 

Participação: É importante a participação ativa dos cidadãos nas decisões das suas associações e estruturas do poder local, com a finalidade de combater uma sociedade de gente passiva, evitando que um pequeno grupo decida pelo conjunto dos cidadãos.  AJUDEMU desenvolverá este valor procurando aliciar a população para uma participação mais ativa em tudo o que lhe diga respeito.

 

Cidadania: As comunidades constroem-se, em primeiro lugar, com as pessoas. Torna-se necessário aplicar as regras existentes e desenvolver outras que sejam aceitas por todos, tornando cada ser humano protagonista de uma cidadania mais participativa e ativa.