Buscar
  • SHARE | Epic Content

Conheça 6 projetos impactantes de trabalho voluntário na África



Ser solidário, certamente, é uma maneira de reduzir as desigualdades presentes nos locais com grandes índices de extrema pobreza. Dessa forma, apoiar instituições e realizar trabalho voluntário na África se torna o desejo de muitas pessoas que sonham em ajudar, mas não sabem por onde começar.

Uma das principais sugestões, nesse caso, é o turismo social que impacta positivamente ao mesmo tempo que proporciona uma jornada de autoconhecimento. A partir disso, existem vários projetos humanitários que organizam tudo (destino, acomodação e alimentação) para que seus voluntários possa fazer a diferença no destino escolhido.

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 projetos que são referência de trabalho voluntário na África e merecem sua atenção. Acompanhe:

1. Fraternidade Sem Fronteiras

Vamos começar com um projeto brasileiro que se tornou referência quando o assunto é solidariedade. A Fraternidade Sem Fronteiras é uma ONG criada com o objetivo de amparar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Entre seus principais trabalhos está o gerenciamento de centros de acolhimento na África que oferecem alimentação, cuidados com higiene pessoal e formação profissionalizante.

Apesar de atuarem em diversos pontos, Senegal e Madagascar são bons exemplos do trabalho realizado. Além de viajar para uma missão local, os voluntários também podem fazer doações de recursos à distância.

2. Volunteer Vacations

Outro projeto super legal para quem deseja apoiar uma causa humanitária é a Volunteer Vacations. Em parceria com ONGs do mundo inteiro, a ideia principal envolve associar férias internacionais com trabalho voluntário. Essa aposta no short-term volunteering abrange países extremamente necessitados de apoio, como Angola, Etiópia e Quênia.

Sem contar que as áreas de atuação são muito versáteis e vão desde atividades médicas em pontos carentes até empoderamento feminino por meio de rodas de discussão com jovens mulheres. Vale lembrar que além da experiência presencial, existe também a possibilidade de realizar doações sem sair de casa.

3. Missão África

A ONG nacional é outro nome de destaque em trabalho voluntário na África. Sua principal função envolve promover saúde e educação de crianças e adultos que vivem em regiões de extrema pobreza. Sendo assim, o projeto é responsável pela aprendizagem de 680 crianças e faz o acompanhamento de recém-nascidos na região de Dondo, em Moçambique.

Agora, diante da ameaça iminente do Coronavírus, a Missão África recolhe doações para melhorar os recursos do Hospital Central da Beira, localizado em Moçambique, e sem equipamentos suficientes para lidar com a pandemia.

4. Performing Arts Abroad

Ensinar arte para crianças é a missão da Performing Arts Abroad. A instituição leva os voluntários, que normalmente trabalham como artistas, até diferentes países africanos, como Uganda, África do Sul e Gana, com a intenção de trocar experiências.

Se trata, na prática, de uma espécie de intercâmbio cultural muito bacana que está aberto aos profissionais que tenham disponibilidade de viajar e exerçam suas funções principais com música, dança ou teatro.

5. Corpo da Paz

O Corpo da Paz foi criado no ano de 1961, nos Estados Unidos, pelo então presidente John F. Kennedy para ajudar os países em desenvolvimento. O intuito do projeto é prestar assistência de serviços essenciais e promover a harmonia entre diferentes culturas. Além disso, os voluntários envolvidos ensinam técnicas de sustentabilidade sem desrespeitar os costumes dos povos locais.

6. AJUDEMU

Criada no distrito de Murrupula, em Moçambique, a AJUDEMU luta contra a pobreza na região e atua diretamente no desenvolvimento de oportunidades para os jovens. Com foco em qualificação, o projeto ajuda a população desempregada de baixa renda na busca por um emprego que permita deixar a situação de extrema miséria.

São oferecidos cursos de várias áreas, como informática e culinária, que já formaram cerca de 340 pessoas. Porém, a principal missão no momento é construir barreiras sanitárias para que a população possa se proteger do Coronavírus. Para isso, a associação criou um financiamento coletivo que pede doações essenciais na hora de salvar vidas, já que a região não conta com um sistema de saúde capaz de atender aos moradores.

Bom, você acabou de ver que existem vários projetos impactantes de trabalho voluntário na África. É importante ir de peito aberto e sem preconceitos para que a sua ajuda seja bem-vinda. Além disso, diante da impossibilidade de viajar, fazer sua parte ao apoiar com doações é indispensável na luta por salvar vidas e melhorar as condições sanitárias da região.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe esses projetos em suas redes sociais para que seus amigos também possam ajudá-los.

Este conteúdo foi doado por SHARE | EPIC CONTENT

Redator: Yuri Ferreira

Planejamento de pauta e revisão: Epic Content


76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo