Buscar
  • SHARE | Epic Content

8 dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Atualizado: 28 de Mai de 2020


Adotar alguns hábitos durante o distanciamento social é indispensável para manter a saúde mental em tempos de pandemia. Isso porque, com a situação do coronavírus e as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, as rotinas mudaram drasticamente e as perspectivas de vida foram afetadas.

Nesse contexto, alguns sentimentos são comuns, como a frustração, sensação de solidão ou até certa ansiedade. E são fatores que podem ficar cada vez mais recorrentes, já que, de acordo com a Fiocruz Brasília, estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode sofrer manifestação psicopatológica.

E foi pensando em evitar esse tipo de reação que listamos 8 dicas para você cuidar da sua saúde mental durante a quarentena. Acompanhe:

1. Crie uma rotina dentro de casa

Manter uma rotina, mesmo dentro de casa, pode ser um grande passo para ficar com a cabeça no lugar e cumprir suas responsabilidades. Além disso, essa medida ajuda a se livrar da sensação de tédio ou frustração e colabora com sua saúde mental em tempos de pandemia.

Estabeleça horários para acordar, mantenha as refeições na hora certa e liste as tarefas que precisam ser feitas, separando, também, o tempo das atividades de lazer. Lembre-se que é preciso ter atenção especial com os momentos de descanso, preservando o sono de qualidade.

Sem contar que a quarentena representa a oportunidade perfeita para colocar projetos antigos em dia, como desenvolver uma nova habilidade, estudar algo diferente ou até ajudar causas sociais.

2. Leia bons livros ou assista bons filmes

Ao organizar sua rotina, você pode acrescentar tempo para ler um bom livro ou assistir alguns filmes e se envolver com as histórias que eles podem oferecer. Essas atividades costumam ajudar bastante na sensação de bem-estar. A leitura, por exemplo, promove o relaxamento e alivia a ansiedade, como mostra uma pesquisa da Universidade de Sussex. Sendo assim, aposte em uma história impactante!

3. Pratique atividades físicas regularmente

Incluir atividades na sua rotina também é fundamental para garantir a saúde mental em tempos de pandemia, além do aumento de sua saúde física, claro. Assim, os exercícios são grandes aliados para combater a ansiedade ou sentimentos angustiantes nesse momento, uma vez que ajuda na produção dos hormônios do bem-estar.

4. Cozinhe para relaxar e ficar saudável

Cozinhar pode ser uma atividade super relaxante e, dependendo da receita escolhida, ajuda na saúde física também. Uma boa dica é testar suas habilidades na cozinha fazendo novas receitas e incluindo na dieta alimentos que atuam diretamente na ansiedade, como o bom e velho chá de camomila.

5. Obtenha informações com cautela

As informações durante a pandemia são muitas, de todos os lados, por todas as mídias. Diante disso, deve-se, em primeiro lugar, selecionar fontes confiáveis. E, por fim, filtrar o que consumir para que isso não acabe gerando mais estresse ou sentimentos negativos.

A dica, aqui, é se autopreservar do excesso de conteúdo como forma de manter a tranquilidade.

6. Use a tecnologia para se aproximar das pessoas e manter a saúde mental em tempos de pandemia

O distanciamento físico não implica em distanciamento emocional. Felizmente, existem diversos canais para manter a comunicação com seus entes queridos e amigos, como as plataformas no celular ou computador. Algumas sugestões são: Skype e Zoom.

Dessa maneira, faça contatos frequentes com essas pessoas, aproxime-se delas mesmo em tempos de distanciamento. Aproveite para conversar sobre o que tem sentido e também ouvi-las e ajudá-las.

Não se esqueça de aproveitar o momento e se conectar com aqueles que moram na mesma casa. Com tudo isso, fica bem mais fácil viver os dias de isolamento sem interferir no psicológico.

7. Mantenha a positividade

Além de qualquer uma dessas atividades propostas, você deve se esforçar para manter a positividade. Ainda que isso seja bem difícil em determinados momentos, principalmente, com as circunstâncias atuais, é uma forma de se concentrar no que vai dar certo e evitar focar no lado negativo.

Se o distanciamento está difícil, causando uma sensação até de culpa, uma boa forma de amenizar isso é pensar no motivo pelo qual estamos dentro de casa agora, sem as atividades comuns. O distanciamento é, na verdade, uma ação positiva da nossa parte, sendo assim, você está sendo altruísta com isso. E, se quiser, pode ser ainda mais seguindo a nossa próxima dica.

8. Apoie projetos sociais para aliviar a sensação de impotência

Para aumentar o altruísmo, aliviar a sensação de impotência e preservar a saúde mental em tempos de pandemia, uma grande alternativa é apoiar projetos sociais. Esse tipo de atividade promove o bem-estar e ajuda na estabilidade emocional.

Isso já foi, inclusive, confirmado cientificamente pela revista British Medical Journal Open, com uma pesquisa que sugere que a prática do voluntariado, principalmente, a partir dos 40 anos é benéfica para a saúde mental. Tal benefício acontece porque é uma atividade que oferece senso de propósito, estimula o contato social e impacta a mente.

Assim sendo, você pode procurar por projetos que estejam funcionando no momento, inclusive, para ajudar outras pessoas a passar pela crise do coronavírus, como o AJUDEMU.

Gostou das nossas dicas? Queremos saber o que você tem feito para manter a saúde mental durante a pandemia. Nos conte e vamos continuar a conversa nos comentários!


Este conteúdo foi doado por SHARE | EPIC CONTENT

Redator: Joana Coelho

Planejamento de pauta e revisão: Epic Content


126 visualizações0 comentário